Inscrição enviada com sucesso!

Workshops

Workshops para o aprimoramento da cena audiovisual regional.

19/06/2021

Workshop Estudos de Direção

Com Franthiesco Ballerini
Local: Hotel Personal Royal (Sala Garibaldi)
Vagas limitadas!
Valor: R$ 75,00

O workshop Estudos de Direção – que será ministrado pelo professor, escritor, jornalista e diretor Franthiesco Ballerini – ocorre nos dias 19 e 20 de junho (sábado e domingo), das 10h às 17h com uma hora de almoço, no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul.

O workshop Estudos de Direção habilita os alunos a treinar o olhar, geralmente viciado em ler e assistir filmes da linguagem clássica. Também auxilia a entender o cinema autoral, suas linguagens, técnicas e estética, trazendo diretores consagrados do mundo inteiro e analisando em detalhes aspectos como som, direção de arte, montagem, fotografia, atuação e direção. De acordo com Le Daros, diretor artístico do Festival CineSerra, esta é uma ótima oportunidade para estudantes e profissionais do audiovisual, além de aficionados por cinema, aprofundarem seus conhecimentos na área, desenvolvendo a maneira como interpretam uma obra cinematográfica, com um grande especialista no assunto.
 
O ministrante da oficina, Franthiesco Ballerini, além de escritor, jornalista e diretor, também foi finalista no Prêmio Jabuti com a obra Poder Suave - Soft Power. Franthiesco é doutorando em Comunicação, onde estuda sobre o poder da cultura de massa ao redor do mundo. Seus livros Cinema Brasileiro no Século 21 e Jornalismo Cultural no Século 21 são referência em universidades na América Latina e Portugal. Seu primeiro livro Diário de Bollywood é o primeiro em português dedicado exclusivamente ao universo da maior indústria cinematográfica do mundo. Em 2020, publicou seu quinto livro História do Cinema Mundial, um estudo de três anos sobre os filmes mais importantes que retratam diferentes culturas, linguagens, estéticas, técnicas e indústrias do mundo. 
As vagas para o workshop são limitadas a 15 alunos e a atividade seguirá todos os protocolos de distanciamento e prevenção ao coronavírus. As inscrições ocorrem exclusivamente pelo site do festival, em festivalcineserra.com.br, a partir do dia 01 de junho e seguem até 11 de junho.
 
O ministrante da oficina, Franthiesco Ballerini, também estará vendendo e autografando seus livros conceituados na área do cinema e direção após o workshop. 
 
Serviço
O quê: oficina Estudos de Direção, com o jornalista, escritor e diretor Franthiesco Ballerini.
Quando: nos dias 19 e 20 de junho, das 10h às 17h.
Onde: Hotel Personal Royal (Sala Garibaldi)
Quanto: As inscrições custam R$75,00. Interessados podem inscrever-se no site festivalcineserra.com.br. 
 
Sobre Franthiesco Ballerini 
Finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro ‘Poder Suave – Soft Power’, Franthiesco Ballerini é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em audiovisual e jornalismo cultural. Ingressou num dos maiores jornais da América Latina, ‘O Estado de S.Paulo’, ainda muito jovem. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina. Em mídia impressa, colaborou para revistas especializadas como ‘Cult’ e ‘Bravo!’. No rádio, atuou como colunista cultural da Rádio Eldorado e, na televisão, como colunista de cinema para a TV Gazeta. Atualmente, é colunista de jornalismo cultural no Observatório da Imprensa.
 
Antes de fundar a agência Ethos Comunicação & Arte, acumulou também quase uma década de experiência acadêmica. Foi coordenador geral da Academia Internacional de Cinema, tendo gerenciado uma equipe de colaboradores e professores e desenvolvido mais de 40 cursos livres. Conhece o ensino de comunicação e de artes a fundo, atuando como professor de grandes instituições como FAAP, UMC, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdades Integradas Rio Branco. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois e Loyola University, nos EUA.
 
Seus livros são referência no mercado. ‘Diário de Bollywood’ é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o cinema indiano no mundo; ‘Cinema Brasileiro no Século 21’ é consulta obrigatória para quem estuda e trabalha com audiovisual no Brasil; ‘Jornalismo Cultural no Século 21’ é fruto de três anos de pesquisa e atualização editorial nesta especialização; e ‘Poder Suave – Soft Power’, com prefácio do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, é publicação única no mundo, abordando o poder de persuasão da arte e entretenimento. Em 2020, lançou ‘História do Cinema Mundial’, com prefácio de Walter Carvalho (‘Central do Brasil’). Produziu filmes, como o documentário ‘Bollyworld’ e ‘Legacy’, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de ‘Nome’, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.
Voltar
Financiamento
Realização
Apoio cultural
Parcerias Institucionais
Parcerias culturais